Dicas para organizar e decorar apartamentos pequenos

Apartamentos pequenos podem ser aconchegantes ou estressantes, tudo depende de como são organizados. É importante usar alguns recursos e técnicas para deixar o ambiente favorável para quem vive nele.

Quando se planeja viver em um apartamento pequeno, uma projeção prévia precisa ser realizada. Desta forma todas as peças ficam encaixadas. É preciso atenção antes de adquirir móveis e peças decorativas, afinal o espaço será pouco, entretanto as possibilidades são muitas.

Dicas para organizar e decorar apartamentos pequenos

Dicas de organização de apartamento

Organizar um apartamento pequeno é extremamente necessário, pois a falta de espaço quando associada a bagunça pode causar muitos transtornos, inviabilizando a permanência de uma família dentro do lar.

Exemplificando, roupas espalhadas em um quarto grande é muito diferente de roupas espalhadas em um quarto pequeno, pois a principal sensação será a de falta de espaço para locomoção ou atividades corriqueiras como simplesmente andar pelo cômodo.

Veja algumas ações que você pode fazer para organizar um apartamento pequeno:

  • Planejar os espaços no apartamento, quanto mais espaço para a locomoção dos moradores, melhor;
  • Comece a organizar um cômodo e de forma algum passe para o próximo sem antes ter terminado a primeira tarefa;
  • Use organizadores como cabideiros, colmeias, prateleiras, nichos, divisórias de gaveta, sapateiras e outros;
  • Desapegue de objetos e roupas que você não usa mais;
  • Não acumule tarefas.

Móveis para apartamentos pequenos

Um lar pequeno, podendo ser apartamento ou casa, exige móveis residenciais mais versáteis e multifuncionais. Peças que se adéqüem ao pequeno espaço e que cumpram mais de uma função ajudam na otimização do recinto.

Veja alguns tipos de móveis que desempenham mais de uma função:

  • Cama com baú – usada para dormir e guardar roupas ou objetos ao mesmo simultaneamente;
  • Cama multifuncional – serve para dormir, guardar objetos dentro do baú e também tem gavetas e cabeceira com pequenas mesas;
  • Painel giratório para TV – permite que os moradores assistam televisão em dois ambientes;
  • Nichos – servem para decorar e organizar ao mesmo tempo.

Móveis para apartamentos pequenos

Mesa para apartamento pequeno

Geralmente uma família ou mesmo quem vive sozinho utiliza bastante a mesa. Tem uma mesa para comer, uma para estudar e outra para trabalhar, além daquela utilizada para passar roupa ou a que fica no centro da sala para decoração. É mesa para todo o lado!

Imaginemos como ficaria um apartamento pequeno com tantas mesas? Já ocuparia muito espaço, não é mesmo? Em razão disso, designers e fábricas criaram a opção mesas multifuncionais. Vamos conhecer?

  • Mesa de centro que se transforma em suporte para notebook, são pequenas mesas que ficam posicionadas no centro da sala de estar. Quando for necessário o morador pode erguê-la e transformar em um suporte para computador do tipo notebook;
  • Mesa extensível, é um modelo que se puxa na parte inferior para alongar, o que permite que várias pessoas possam usá-la no momento oportuno para se alimentar. Existem também as mesas extensíveis de escritório, que tem seu comprimento alongando para reuniões, por exemplo;
  • Mesa dobrável, é aquela que ocupa um espaço temporário, pois para ocultá-la pasta dobrar e pronto;
  • Mesa balcão pode ser usada para separar espaços, copa de cozinha, por exemplo, e ao mesmo tempo ser usada para os moradores se alimentarem. Geralmente ela é giratória, muito usada em bares com pouco espaço também.

Sofá para apartamento pequeno

O sofá-cama não é um móvel novo, mas ele tem ganhado novos designer e protagonismo nos lares menores. Antes ele era tido como desconfortável, contudo, recebeu melhorias estruturais para atender consumidores cada vez mais exigentes, se tornando ideal para se adequar a vida de quem vive em apartamentos pequenos dos grandes centros urbanos.

O sofá é também uma peça decorativa, portanto as funções do sofá-cama estão além de ser confortável, ele precisa também ser bonito para destacar a pequena sala. Além disso, existem sofás-camas com baú e gaveteiro, para quem quer aproveitar o espaço ao máximo. 

Armários para apartamento pequeno

Cozinhas de AP’s pequenos normalmente são muito estreitas, cabe ao morador aproveitar as paredes, por isso os armários instalados nas paredes são importantes. Neste sentido é considerável pensar em móveis planejados, pois eles serão produzidos sob medida para garantir uma boa locomoção para quem vai cozinhar frequentemente ou fazer uso comum do espaço.

Armários para apartamento pequeno

Planejado fica melhor?

Móveis planejados são muito bons para quem vive em apartamentos pequenos, sejam eles guarda-roupas, armários de cozinha, nichos para banheiro e outros.

Mas para garantir um bom aproveitamento do espaço, a empresa que atua com móveis planejados envia um profissional até a residência, esse que fará as medições e em seguida oferecerá o orçamento para que o projeto saia do papel e se torne realidade.

Ou seja, esse modelo proporciona uma garantia a mais de que todo o ambiente será bem aproveitado sem dificultar a locomoção dos moradores ou a realização de atividades dentro do cubículo. Também certifica de que terá espaço suficiente para que itens pequenos e utilitários sejam bem armazenados, sem que fiquem espalhados pelos cômodos.

Decoração de apartamento pequeno

Não é porque se tem pouco espaço que o ambiente residencial precisa ser sem vida. Quem vive em apartamentos pequenos também pode decorar, inclusive a decoração pode ajudar na organização dos cômodos.

Algumas peças chaves merecem atenção, assim como medir os ambientes para se ter a dimensão exata dos espaços a serem aproveitados. Tentar não deixar o apartamento parecendo uma árvore de natal já é um bom começo, pois para esse tipo de proposta muitas vezes menos é mais.

Confira as dicas para decorar um apartamento pequeno:

  • Faça uso de espelhos, eles aumentam a amplitude visual;
  • Jogue com a iluminação, ela cria profundidade ou superficialidade nos lugares necessários;
  • Móveis devem ter uma boa distância entre si, do contrário a sensação de prisão pode ser uma constante na vida dos moradores do apartamento;
  • Cortinas mais longa criam a sensação de espaços maiores;
  • Evite excesso de bibelôs, opte por peças decorativas mais significativas ao invés de quantidade;
  • Use apenas um piso para dar noção de continuidade. Quando usamos um piso para cada cômodo delimitamos o espaço visualmente, que por fim pode aparentar ser menor do que o real;
  • Estude o círculo cromático RGB antes de pintar as paredes e comprar os objetos decorativos.

Decoração de apartamento pequeno

Como decorar sala de apartamento pequeno

Para decorar uma sala de apartamento pequeno deve-se considerar a personalidade de todos os habitantes da residência, pois a sala é como se fosse a síntese da família e decoração também é comunicação.

Nos comunicamos não apenas com as palavras, como também por meio das roupas e da decoração do nosso lar. Portanto é preciso um consenso pelo menos em relação às cores, uma boa maneira de dar mais personalidade ao ambiente é adquirindo o papel de parede que pode ser personalizado de acordo com as preferências dos moradores.

Vale ressaltar que é na sala que geralmente onde fica a televisão, portanto é bom não criar muita “competição” entre decoração e a tela, visto que o momento de ver TV deve ser de entretenimento e relaxamento. Sendo assim, quanto mais simples for a decoração, melhor.

Dito isso, passemos para o próximo passo que é escolher o tipo de decoração: clássica, retro, rústica, moderna, vintage, oriental, industrial e romântica. É preciso ter um ponto de partida que é justamente essa escolha.

Se não couber todos no sofá serão necessárias mais acomodações, invista em poltronas e puffs. Mas considere as cores e modelos, tudo deve estar em sincronia. Móveis com pouca profundidade podem dar uma impressão mais clear. Paredes com cores claras também ampliam o ambiente.

Como decorar sacada de apartamento pequeno

Por menor que seja a sacada do seu apartamento, é um espaço que merece atenção. Como este é um local também de descontração onde se vê a movimentação da rua e dos vizinhos, a decoração deve ser tão desconstruída quanto.

É o lugar ideal para arborizar o AP, já que se trata de uma área interna-externa. Opte por vasos e plantas que se harmonizam, dando preferência às plantas que não criam demais.  Sua saúde emocional, respiratória e o meio ambiente agradecem!

Como decorar sacada de apartamento pequeno

Decorando área de serviço de apartamento pequeno

Decorar a área de serviço é fácil, basta investir em uma bonita passadeira e planejar o armário que vai guardar os produtos e acessórios usados na limpeza da casa, podendo ser um projeto 3D que além de otimizar o espaço, também agrega visualmente, deixando o local mais moderno.

A máquina de lavar também pode receber uma bela capa, assim como o espaço de passar roupas pode ser delicadamente coberto. Por esse espaço estar em frequente contato de água, para as janelas é melhor optar pelas persianas de PVC que são fáceis de limpar e não são danificadas pela umidade.

Hall de entrada para apartamento pequeno

Em um prédio cada morador deixa sua marca no hall de entrada, seja com um simples tapete de boas-vindas, um bonito vaso de plantas, algum quadro pregado na porta ou todos esses elementos juntos.

Decorar esse espaço deixa uma breve mensagem sobre o que será encontrado da porta para dentro, sendo positivo no momento de recepção de visitas. Passando a sensação de acolhimento, organização e prestatividade. 

Revestimento apartamento pequeno

O revestimento das paredes é fundamental para que o espaço fique bem otimizado, com aspecto de continuidade e organização. Independentemente da sua escolha de material para revestir os cômodos, é mais recomendado que esses sejam em tons claros e sem muitos detalhes, pois assim o espaço fica mais limpo e consequentemente aparenta ser amplo.

Pintura apartamento pequeno

Para otimizar espaços pequenos é necessário levar em consideração as cores, pois no caso de ambientes integrados quando a sala está ligada ao quarto ou cozinha, por exemplo, se não tiver cautela, as cores ao invés de se harmonizarem, podem se chocar, causando poluição visual. Imaginemos um apartamento pequeno, com ambientes integrados e a mistura de tons muito intensos, o local pode ter efeito contrário de um lar de acolhimento e descanso.

Cores para apartamento pequeno

Investir nas cores é uma forma de mostrar um pouco mais da personalidade de cada integrante da casa. Apesar dos tons claros serem mais recomendados, ainda assim é possível espelhar a personalidade das pessoas pois há umas grandes variedades de tons neutros, desde o cinza, até o rosa pastel.

Além disso, para aqueles que são amantes de cores intensas, podem optar pela parede única, onde apenas um muro será revestido com essa tonalidade. Por exemplo, na cozinha é possível pintar todas as paredes com um tom de cinza e apenas uma parede com um amarelo intenso e chamativo.

Para otimizar o espaço, veja as melhores cores para aplicar nas paredes do seu AP:

  • Off-White;
  • Branco;
  • Gelo;
  • Cinza;
  • Neve;
  • Marfim;
  • Lavanda;
  • Azul piscina;
  • Tons pastel (rosa, azul, amarelo, vermelho etc).

Para escolher a cor de destaque, ou seja, a tonalidade mais intensa que irá se fará presente em uma parede única ou na decoração, primeiramente você deve definir a cor neutra que utilizará como base, para depois ver qual tonalidade mais escura combina com a mesma. Por exemplo:

  • Off-White para a base e rosa chock para destaque;
  • Gelo para base e azul marinho para destaque;
  • Lavanda para base e roxo púrpura para destaque.

Uma boa alternativa é utilizar a psicologia das cores e o círculo cromático, para escolher as cores de acordo com suas emoções e realizar boas combinações

Cores para apartamento pequeno

Papel de parede apartamento pequeno

O papel de parede é uma peça extremamente útil e viável para ser aplicada em apartamentos, podendo ser ainda mais recomendada por ter um método fácil de aplicação que evita bagunça. Essas peças possuem estampas variadas, estando disponível um grande catálogo de modelos compatíveis com diversos gostos.

Esse revestimento ainda possui fácil remoção, podendo ser retirado com praticidade caso o apartamento seja alugado e você tenha a necessidade de se mudar. Além dessas, há outras diversas vantagens do papel de parede.

Tipos de papel de parede

Se você quer evitar a bagunça e optar por um método de revestimento rápido, então conheça todos os tipos de papel de parede infantil e comum para que saiba exatamente qual irá se adequar melhor ao seu AP:

  • Tradicional;
  • Texturizado;
  • Adesivo;
  • Vinílico;
  • TNT;
  • E.V.A;
  • Veludo.

Conclusão

Sabendo exatamente quais móveis, decoração e revestimentos utilizar, o apartamento pode ficar muito mais espaçoso e ter um melhor aproveitamento, uma vez que o espaço ficará mais confortável e funcional.

Esse conteúdo foi proveitoso para você? Coloque essas dicas em prática e compartilhe com um parente ou amigo para que eles também saibam como otimizar os espaços internos!

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Atendimento personalizado, pontualidade e mão de obra especializada!

A Casa Vetri Decoração foi fundada para trazer sofisticação, modernidade e conforto para ambientes residenciais ou comerciais, oferecendo produtos diferenciados, de qualidade e com pontualidade.